23/11/2015
cusco cidade
CATEDRAL
Cusco
"O conjunto é excelente e posso dizer que a Catedral de Cuzco é um dos mais belos e significativos monumentos da América. Suas proporções têm uma amplitude única. Suas torres são separados, a admissão mais aberta a qualquer ocidental como exemplo para dar mais banco da frente e que o primeiro templo da Espanha no capital dos Incas ".
(Hector Velarde, Arquitectura peruana, 1946).
Principal igreja de Cusco, nascido após a conquista espanhola e fundação da cidade, teve dois arremessos antes de entrar em sua localização atual. Em outubro de 1534, o primeiro conselho municipal atribuiu o local agora ocupado pela Igreja Triunfo, no velho Sunturhuasi. Mas por causa de sua pequenez, foi decidido em 1541 a concessão de uma área Cusipata local maior, em frente ao mercado e do Convento das Mercês. No entanto, essa proximidade resultou inconveniente e, em 1552, foram adquiridos os motivos de Quishuarcancha ou Huiracocha Palace, ao lado da igreja original.
Em 1559 a primeira pedra foi lançada e foi chamado o arquiteto Juan Miguel Veramendi residentes em Chuquisaca, para dirigir as obras. Pouco depois, Juan Correa continuou a trabalhar até 1564, quando foram interrompidas devido à falta de fundos. Por 1585, mestre da Catedral de Lima a fronteira Francisco Becerra -constructor provavelmente executado o traçado final.
Cusco Cultural Introdução
Igrejas Introdução
* A Catedral
* A Companhia
Jesus
* Igreja
Convento
Recompensa
* Convento
Santo Domingo
* Templo de San
Blas
* Igreja
Mosteiro
Santa Catalina
* Igreja
Mosteiro
Santa Teresa
* Igreja
Mosteiro
Santa Clara
* Igreja
Convento
são Francisco
* Seminário
San Antonio
Abade
* Parish
Índios
Galerias
Centros Culturais
Biblioteca - Livros
Em seguida, eles interveio e velhos mestres Bartolomé Carrión e Miguel Gutiérrez Sencio. O edifício estava se movendo muito lentamente até 1644, quando Dom Juan Alonso de Ocón deu um grande impulso. Embora não tenha sido concluída em 1650, o terremoto daquele ano não afetou muito a robustez de sua estrutura e foi totalmente concluída em 1669.
A Igreja
O projeto é formado pela base de uma cruz latina, a fachada é em estilo renascentista, muito ornamental, e no interior, também Renascença, são as melhores expressões de ourives colonial, esculturas em madeira de cedro e amieiro, como púlpito, assim como uma valiosa coleção de pinturas da escola de Cuzco. Os lados que acompanham duas capelas auxiliares, o El Triunfo e Jesus, Maria e José.
Devido ao período crucial, quando foi construído, o Cusco Catedral Gótico-Renascimento herda o hibridismo das grandes catedrais do século XVI espanhol, acrescentando-lhe o surgimento de patente estilo barroco em sua grande cover-retábulo e suas torres monumentais.
Como em Lima, a sua sala de estar piso tem três naves com duas seções de capelas laterais e plana parede frontal. Seus cofres, tomadas pilares cruciformes final góticas descansar no Renaissance. Aqui tudo é pedra e este material proporciona uma sensação de enorme força, a diferença na luminosidade característica da Catedral de Lima. Muitos de seus blocos de pedra são de origem Inca e foram levados a partir da fortaleza de Sacsayhuaman nas proximidades.
O altar-mor, toda a prata, é uma das últimas obras do conjunto. É em forma de copa e expressa a introdução do estilo neoclássico na cidade. Foi construído no período 1792-1803 pelo arquiteto Villegas eo ourives Pinelo, sob o patrocínio do bispo Bartolomé María de Las Heras.
Apesar da sobriedade de suas colunas, muitos dos seus elementos decorativos parecem ainda segurar as tradições barrocas tão enraizadas na cidade. Todas as capelas laterais são fechadas por barras douradas impressionantes e coroações com alusiva aos tamanhos de invocação titulares. Do lado da Epístola (direita), merecem menção os santuários venerados do Senhor dos Terremotos, com sua riqueza de ofertas de ouro e prata e a devoção Virgen de los Remedios, Valencia introduzido pelo espanhol Alonso de Monroy e Cortes. Também deste lado é a "Capela Ourives", onde uma amostra impressionante da catedral tesouro é apreciado. A sua jóia mais preciosa é a enorme relicário de prata que serve como caminha para a procissão de Corpus Christi, um presente em 1731 por Dom Frei Bernardo de Serrada.
No lado oposto, ou o evangelho (à esquerda), incluem as capelas da Virgem Imaculada, conhecida como La Linda, padroeira oficial desde o século XVI, e de St. James. Na parede do fundo, o altar da Santíssima Trindade é o lar da famosa pintura da Virgem Falcon, projetado por Bernardo Bitti círculo.
De acordo com o arranjo das principais catedrais da Espanha, os bancos do coro estão localizados no corredor principal, em frente ao altar. Sua rica talha barroca, atribuído a dominar Giménez de Villarreal, data do final do século XVII e é uma das obras cimeiras da junção Cuzco. No coro há algumas capelas como dedicados a Nossa Senhora de Antigua, e as laterais estão decoradas com grandes pinturas de Basilio Santa Cruz sobre a Virgem de Belém e da Virgen de la Almudena, com o Bispo Mollinedo e os reis da Espanha como doadores.
Um dos recintos mais luxuosamente decorados em torno do edifício é a sacristia, desde a sua entrada, parece uma série de pinturas alegóricas sobre a igreja por Marcos Zapata em meados do século XVIII. No interior, móveis, esculturas e pinturas criam uma atmosfera barroca de grande efeito. Uma das paredes é coberta por uma grande retábulo que emoldura uma pintura famosa do Cristo da Agonia, tradicionalmente conhecido como o Cristo de Van Dyck, sendo baseado em um modelo deste mestre flamengo. Ele também é armazenada aqui uma galeria cheia de retratos dos bispos que têm regido a diocese, de Frei Vicente de Valverde.
Série pictórica
No momento do Bispo Mollinedo, a Catedral recebeu suas maiores contribuições decorativas em ambos os retábulos e pinturas feitos por grandes mestres indianos. O favorito era o bispo Basilio Santa Cruz, autor das grandes pinturas que decoram ambos os transepts executadas entre 1691 e 1693. Trata-se de composições barrocas ambiciosos desenvolver alegorias teológicas ou devoções promovidas pelo contador. Entre os mais notáveis incluem "A imposição da Casula de San Ildefonso" e "O Milagre de San Isidro Labrador".
Santa Cruz oponente, Diego Quispe Tito, o é a igualmente famosa série do zodíaco, concluída em 1681, que é mantido hoje na capela de talheres. É uma obra madura que mostra a enorme habilidade técnica do professor e sua adaptação aos modelos de composição e de cor de origem flamenga.
Alguns dos principais pilares exibem pinturas de outro artista indiano, Antonio Sinchi Roca, descendente da nobreza nativa Inca de Maras. Suas pinturas representam os evangelistas, profetas e reis de Israel.
A maioria empresa de pintura do século XVIII, são cinqüenta pinturas na Ladainha de Loreto, em 1755, que executou o mestre Marcos Zapata. Estas pinturas decorar toda a parte superior da Catedral, rede que cobre os arcos de ambos os corredores e da sacristia. Seus convenções formais e propensão para cores vermelho e azul são características do estilo de Zapata, que exerceu grande influência na região.
Igrejas vizinhas
Em ambos os lados da catedral, mas em um nível mais profundo, duas pequenas igrejas construídas posteriormente subir. Jesus, Maria e José, à esquerda, e El Triunfo, à direita. As fachadas de pedra são simples nichos capas e mostra que se harmonizam perfeitamente com o templo principal.
Vitória
Este pequeno templo lembra eventos cruciais na história da conquista. Seu próprio nome lembra a vitória final das tropas espanholas sitiados por Manco Inca nesta antiga -local Sunturhuasi-, quando, segundo a tradição, recebeu o alívio milagrosa da Virgem e do apóstolo Santiago. Aqui foi construída a maior igreja primitiva, levantando o edifício que vemos hoje, durante o período 1729-1733. O promotor do trabalho foi o Bispo Fray Bernardo de Serrada, cujo escudo adorna uma das tampas laterais. Sua principal altar é finamente esculpida pedra eo nicho principal é a "Cruz da Conquista", onde há alguns anos se encontram as cinzas do Inca Garcilaso de la Vega.
Jesus, Maria e José
Embora a primeira pedra do templo foi colocada em 1723, a construção final só foi materializado no período 1.733-1.735, após a estréia de El Triunfo. Como este último, a fachada principal tem nichos com imagens da Sagrada Família, se ladeada por pequenas taboa de três sinos. Sua implementação é simples cruz e harmonioso, todos alvenaria. Ela contrasta com a extravagância decorativo de retábulos e pinturas. Seu mais velho, altar barroco e dourada foi concluída em 1737.
Uma frente peças ricos e outros de prata doados pelo Marquês de Valleumbroso em 1745. Existem várias pinturas de Antonio Sinchi Roca eo retrato do vice-rei Gabriel de Arregui colocado no coro alto.