08/03/2025
☪️ O “Iftar” é o nome dado à primeira refeição que os muçulmanos fazem quando quebram o jejum no pôr do sol.
🌒 O jejum para os muçulmanos é uma forma de obrigação religiosa para superar sua luxúria e desejos para que possam se controlar e evitar se tornar um escravo de seus apetites. Portanto, o jejum islâmico visa promover limites adequados dentro os limites naturais. A regra seria comer o necessário e não fazer um banquete (o que acontece com frequência).
🌗 Em vários países do mundo a mesa de Iftar tem alimentos variados. Na Turquia é muito comum termos na mesa do Iftar : água, 'ramazan pidesi' (pão especial do Ramadã), tâmaras, azeitonas, queijo branco, nozes, pastrami, mel, tahine, geleia, sopa, 'börek' (um tipo de salgado turco) e chá preto. Além disso, o prato principal consiste em diversas receitas milenares da culinária turca. Uma sobremesa comumente servida é o 'güllaç'.
🌖 Todas as mesas são especiais no ramadã. Nas casas de família geralmente amigos, convidados e familiares fazem a primeira refeição juntos. Restaurantes por toda a Turquia oferecem serviços com uma noite especial do Iftar com uma mesa farta e música tradicional turca.
🌙 Em vários locais em toda a Turquia você poderá ver as tendas do Iftar, nelas o alimento é distribuído gratuitamente. Além disso, muitas pessoas organizam jantares para os pobres e as pessoas podem encontrar comida disponível na maioria das mesquitas. Os muçulmanos acreditam que alimentar alguém através do iftar é uma forma de caridade.
🌓 A maioria das práticas de celebração do ramadã na Turquia tem suas raízes nas tradições do antigo Império Otomano .
🌚 Nos minaretes das mesquitas, luzes chamadas lâmpadas de óleo são acesas ao pôr do sol. Quando o sol se põe, um tradicional "canhão do ramadã" é disparado da colina mais alta de cada cidade, bem como se pode ouvir a chamada da mesquita como um sinal para começar a comer o iftar.