13/08/2017
Uma pedida para esses dias frios!!!
Vamos fazer Enoturismo?
Algumas vinícolas de Santa Catarina, associadas da ACAVITIS ( Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude), estão apostando no mercado do enoturismo (Turismo do Vinho - segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura da localidade que produzem esta bebida ), para conquistar turistas durante o carnaval.
Projetos que envolvem degustação de vinhos nas cavas, piqueniques, brunch, almoço ao ar livre com cardápios regionais e até sabragem nas parreiras já estão em pleno andamento. Ao todo nove vinícolas catarinenses, já recebem turistas, sempre com agendamento prévio.
Em São Joaquim, duas vinícolas promovem degustação no meio das parreiras. A vinícola Monte Agudo, há um ano faz piqueniques debaixo das plantações de uva chardonnay, cabernet sauvignon e merlot. Os queijos, pães, salames, bolos e geléias, são todos regionais.
“Utilizamos tudo o que é da região para montar o piquenique” , afirma Carolina Ferraz sommelier da vinícola. A Quinta Santa Maria, produz também, a famosa “Pata Negra”, servida com pães caseiros durante a degustação que acontece em almoço às margens do Rio Lava Tudo, na região de Pericó, também em São Joaquim. O almoço, um carreteiro regional, também é feito em panelas de ferro com fogo no chão,tudo muito típico e tradicional.